terça-feira, 24 de maio de 2011

Hospitalistas em Denver (USA)

Tive a oportunidade, durante o tempo livre do ATS2011, de conhecer mais um hospital onde atuam hospitalistas. Trata-se do Saint Joseph Hospital, em Denver, Colorado, onde fui recebido algumas vezes por Aaron Calderon, Associate Program Director, Internal Medicine Residency e sua equipe.



Owned and operated by the Sisters of Charity of Leavenworth, Kansas, since 1883, Saint Joseph Hospital is one of the largest non-profit hospitals in the region. Licensed for 577 beds, Saint Joseph is the major admitting hospital for Colorado Kaiser Permanente and maintains contacts with most of the major health plans in the Denver metropolitan area.
Diferente de outros que também já pude conhecer nos EUA, como o UCSF Medical Center e a Mayo Clinic, o Saint Joseph Hospital atende bastante Medicaid e under-insurance patients. Percebi muitos pacientes com graves problemas sociais lá. Os médicos do Saint Joseph são submetidos a uma carga de trabalho maior quando comparados com os médicos do UCSF Medical Center e da Mayo Clinic, fazendo com que não seja tão fácil e produtivo o envolvimento deles em Quality Improvement Projects. Pela primeira vez, percebi semelhanças com os hospitais brasileiros que já trabalhei. Mas de qualquer forma, registrei coisas bem diferentes e inovadoras de lá também.

Treinamento em PL e
acesso venoso central
guiado por ecografia
No Saint Joseph há mais de um grupo de hospitalistas. Aaron Calderon, também editor do Journal Watch Hospital Medicine, faz parte de um grupo responsável pela residência de Medicina Interna. Entram no hospital cedo pela manhã e saem à tardinha. Revezam nos finais de semana. Treinam residentes, estudantes de Medicina e outros médicos do hospital no Centro de Simulação (foto).

Dr. Calderon atua principalmente no hospital, mas ainda desenvolve cerca de 20% de sua atividade orientando residentes com pacientes ambulatoriais. Mas quando está no hospital, não faz ambulatório, e vice-versa. “É incompatível”, disse ele. “Se você está no hospital e quer levá-lo a sério, não é possível dividir o seu tempo profissional com mais nada fora dele. Passamos algumas semanas por ano orientando ambulatórios”. [Must a hospitalist abandon all the ambulatorial practice?]

O grupo de Calderon recebe diretamente do hospital e fica responsável pelos pacientes ligados à Residência Médica. São referência também para alguns pacientes estratégicos do Kaiser Permanente.

Há outro grupo de hospitalistas no Saint Joseph (“independentes”). É composto por médicos internistas e alguns sub-especialistas que se organizaram e oferecem serviço a colegas da região. A adesão ao Programa de Medicina Hospitalar por eles desenvolvido é voluntária, ou seja, se o primary care physician ou o pneumologist deseja entregar algum paciente ao grupo, é assim que ganham pacientes. Se estes mesmos médicos desejarem internar eles próprios o doente, ok, basta quererem. Esses hospitalistas ganham diretamente das fontes pagadoras tradicionais, mais alguns incentivos (muitos não financeiros, como de infraestrutura). Neste formato, iniciaram há alguns anos atrás recebendo alguns pacientes dos outros médicos e os devolvendo ao final da internação. Hoje recebem voluntariamente a maioria dos pacientes. Sub-especialistas, sempre que necessário, co-manejam os doentes com os hospitalistas - esses coordenam o cuidado e estão 24/7 no hospital, aqueles se mantêm trabalhando no modelo tradicional. Sub-especialistas ou internistas de atuação eminentemente ambulatorial não raramente fazem “visitas sociais”. Os "hospitalistas independentes" fazem marketing diretamente sobre os colegas da região. Esses, por sua vez, quando não desejam ter pacientes hospitalizados, fazem marketing dos hospitalistas para os seus pacientes, destacando algumas vantagens do modelo, como disponibilidade. "Trabalhamos em equipe", costumam prometer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...