segunda-feira, 30 de maio de 2011

Sanofi acusada de pagar Society of Hospital Medicine para fazer lobby na FDA contra genéricos

Um relatório do Comitê de Finanças do Senado dos EUA afirma que a Sanofi pagou mais de 5 milhões de dólares a dois grupos de médicos e a um investigador para realizarem uma "interação independente" com a FDA, num esforço para atrasar a aprovação de uma versão genérica do Lovenox® (enoxaparina). O presidente do Comitê, Max Baucus, disse que "o relatório revela evidências de que o pagamento aos médicos para fazerem lobby na FDA contra genéricos foi uma estratégia da empresa farmacêutica - e isso é totalmente inaceitável".

Segundo o relatório, entre 2007 e 2010, a farmacêutica pagou mais de 2,6 milhões de dólares à Sociedade de Medicina Hospitalar, mais de 2,3 milhões de dólares à North American Thrombosis Forum, e mais de 260 mil dólares a Victor Tapson, um especialista em trombose da Duke University. Os três elementos visados participaram numa petição ao FDA sobre preocupações em relação às versões genéricas do Lovenox® após o "incentivo" da Sanofi, revela o relatório.

Registos obtidos pelo comitê indicam que a Sociedade de Medicina Hospitalar foi inicialmente reticente em participar no processo uma vez que "não tinha histórico de fazer comentários semelhantes à FDA". No entanto, o e-mail acrescentou: "Queremos dar a qualquer questão que é importante para a nossa parceira a nossa consideração cuidadosa".

Comentando o relatório, a Sanofi disse que "a petição de cidadãos para o Lovenox® e os comentários de alguns especialistas de fora levantaram questões importantes e legítimas sobre a segurança dos doentes".

A primeira versão genérica do Lovenox® foi aprovada pela FDA em julho do ano passado, e é comercializado pela unidade de genéricos da Novartis, a Sandoz, e a sua parceira Momenta Pharmaceuticals. Outros pedidos de versões genéricas apresentados por outras duas farmacêuticas estão pendentes. As vendas globais do produto da Sanofi atingiram mais de 4 mil milhões de dólares em 2009.

Leia mais sobre o assunto em:

Senators Question Industry Ties to Medical Groups

Campanha Alerta - em 2010, enquanto coordenador e editor do site da Alerta, eu já havia encontrado e publicado notícias sobre o assunto.

Um comentário:

  1. Adendo: http://hcrenewal.blogspot.com/2011/05/medical-societies-paid-to-do-corporate.html

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...