quarta-feira, 9 de julho de 2014

O manifesto de Romário e as bases da corrupção

Em um texto grande que pode ser lido na íntegra aqui, Romário diz:

"… A corrupção da CBF tem raízes em todos os clubes brasileiros, vale lembrar que são as federações e clubes que elegem há anos o mesmo grupo de cartolas, com os mesmos métodos de gestão arcaicos e corruptos implementados por João Havelange e Ricardo Teixeira e mantidos por Marin e Del Nero. Vale lembrar, que estes dois últimos mudaram o estatuto da entidade e anteciparam a eleição da CBF para antes da Copa. Já prevendo uma possível derrota e a dificuldade que eles teriam de se manter no poder com um quadro desfavorável.

E os clubes? Sim, eles também são responsáveis por essa crise. Gestões fraudulentas, falta de investimento na base, na formação de atletas. Grandes clubes brasileiros estão falindo afogados em dívidas bilionárias com bancos e não pagamentos de impostos como INSS, FGTS e Receita Federal.

E toda essa má gestão que tem destruído o nosso futebol, infelizmente, tem sido respaldada há anos pelo Congresso Nacional…
"

Enquanto muitos estão apontando o dedo para a CBF, no seu mundinho permitem, direta ou indiretamente, práticas semelhantes. 

Corrupção não tem solução. Mas como seria melhor se houvesse menor tolerância a ela por terceiros mesmo quando os resultados das práticas pelas pessoas que a executam também os beneficiam. Havia escrito sobre isto aqui. Romário ilustra com maestria.

Neste sistema onde há concessões, permissividade e relativização por quem não faz diretamente, mas se aproveita do resultado final, não consigo ver o corrupto como muitos costumam. É apenas o mais corajoso de um grande grupo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...