segunda-feira, 2 de março de 2015

Pátria Educadora

Semana passada recebi mais um convite "interessante".

Título: CONVITE PARA MINISTRAR AULA EM PROGRAMA DE PÓS–GRADUAÇÃO

Conteúdo: 

"Prezado Dr. Guilherme Barcellos,

O Instituto [optei por ocultar o nome], credenciado pelo MEC, convida-o para participação como docente na Pós-Graduação. Caso haja interesse, enviaremos disciplinas do Curso de Pós-Graduação para que possas escolher os temas pelos quais ficarás responsável por ministrar. Neste sentido, ficaremos aguardando o seu pronto retorno, e, assim, entraremos em contato para maiores esclarecimentos. Desde já agradecemos a atenção. Seguem abaixo algumas informações gerais:

Aulas:
As nossas turmas têm aulas sempre aos finais de semana, porém, um a cada dois meses.
Os custos, tais como: hospedagem e passagens aéreas, são assumidas por nós.
O local de partida das passagens aéreas deve ser informado, até 15 dias após a confirmação da ministração da aula. Para que seja providenciada com antecedência. Caso, não seja informado, será comprada a partir do endereço do cadastro.

Valor acordado:
Os valores de remuneração pelos módulos ministrados variam de acordo com a titulação do docente que será depositado, em conta, até cinco dias após ocorrer a aula.

Visite nosso site neste endereço: [optei por ocultar]

Atenciosamente,
[optei por ocultar o nome]
Supervisora do Setor Pedagógico"

Tudo perfeito, não fosse parte do título que omiti. O original era:

CONVITE PARA MINISTRAR AULA EM PROGRAMA DE PÓS–GRADUAÇÃO EM PEDIATRIA

Como historicamente abordo alguns assuntos transdiciplinares, como segurança do paciente ou conflitos de interesse na saúde, pedi algumas informações a mais através da mensagem abaixo, seguida do diálogo completo:

 "Olá, tenho interesse - dar aula é algo que gosto muito de fazer. Mas me ajude a entender melhor como posso ajudá-los. Minha área não é Pediatria, mas tenho atuação em algumas que são transdisciplinares. Em que pensaram exatamente?
Atenciosamente, Guilherme"

– "Temos o módulo de março em aberto, que trata sobre Epidemiologia do Ciclo Vital, Mecanismos Imunes, Alergia e Imunologia Infantil."

– "Mas não sei nada de Pediatria."

"Dr, dê uma olhada no link [optei por ocultar]. Há diversas opções de cursos, veja onde melhor o Sr. se encaixa. Não queremos é perder alguém do seu gabarito."

Pequeno silêncio...

– "Qual sua especialidade mesmo?"

– "Medicina interna e medicina intensiva"

 "Seguem os módulos que ainda estão disponíveis Clínica Médica/RO:
09 e 10/05/2015 - Neurologia e Psiquiatria
28 e 29/11/15 - Cardiologia e Geriatria e Reumatologia
12 e 13/12/15 - Anestesiologia, Emergências Médicas e Terapia Intensiva"

Dois dias de silêncio...

– "Nossas aulas são sempre aos sábados em turno integral, começando às 8:30 e terminando às 18:00 horas com intervalo de uma hora e meia de almoço. Aos domingos somente na parte da manhã, iniciando às 8:30 e finalizando ao meio dia. Os encontros dos cursos ocorrem uma vez a cada dois meses (devido maioria dos alunos não residirem no estado/cidade onde as aulas ocorrem).

Quanto às matérias, elas são divididas em módulos (no qual cada módulo possui uma série de assuntos correlacionados), e a cada encontro a turma recebe um módulo diferente.

A ementa do curso e o plano de aula ficam por conta do docente (tendo em vista que nem todos utilizam dos mesmos métodos para lecionar), desde que não fuja do assunto referente ao módulo."

Se eu ainda tivesse capacidade para achar e fazer graça destas coisas, teria aceito Epidemiologia do Ciclo Vital. Até me imaginei lá, e pedindo para algum aluno filmar com o celular... Renderia alguns meses de risadas. Foi quando lembrei que o aluno poderia ser um infeliz de outro estado... 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...